quarta-feira, 4 de julho de 2012

Oficina de Direção de Atores para Cinema e TV


Oficina de Direção de Atores para Cinema e TV


Como dirigir um ator e obter dele o desejado? Há maneiras de estimulá-lo? Como escolher o ator certo para o papel – ou escolher o papel certo a partir do ator? Como diferenciar a boa da ma atuação? É possível dirigir atores inexperientes? Como fazê-lo?



OBJETIVOS
Espera-se que o aluno, através de exercícios práticos, seja capaz de dirigir atores com maior qualidade técnica.

DESTINATÁRIOS
Diretores (teatro, cinema, tv), preparadores de elenco, atores (teatro e cinema), aspirantes a cineastas.

SESSÕES, DURAÇÃO E HORÁRIO
Total de 32h, com sessões de 8h cada, nos fins de semana.


PROGRAMA:

1)Apresentação das correntes: Stanislavsky, Lee Strasberg (“O Método”), Stella Adler. O ator de teatro X o ator de cinema. Especificidades e exemplos práticos de filmes e series de tv.

1.1) A direção de atores em casos como Almodovar, Glauber Rocha e similares. Filme: Tudo sobre Minha Mãe, com exemplos práticos. A direção “clássica” em Hollywood e sua atuação naturalista, com trechos de filmes e ações. Filmes: Um Bonde Chamado Desejo X Sunset Boulevard. O caso Mike Leigh.

2)O Casting – com exemplos e exercícios práticos para melhor selecionar atores.

3)A preparação do ator: a atenção do ator, o sub-texto. As leituras e ensaios. Objetos, vestuários e exercícios de estimulo. Memorias afetivas e a imaginação do ator. Criando o “ambiente” para a atuação, feita em exercícios práticos com atores.

4)Exercícios práticos com atores: direção de cenas pela professora e pelos alunos, gravadas em sala para posterior portfólio dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário